O Agente de Desenvolvimento é peça fundamental na implantação no fortalecimento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos municípios. Ele exerce funções importantes como: coordenação de atividades voltadas ao desenvolvimento sustentável, articulação e fortalecendo de relações entre poder público e lideranças do setor privado; organização de planos de trabalho; identificação e mobilização de lideranças; organização de atividades e auxílio ao poder público municipal no cadastramento e engajamento dos empreendedores individuais, dentre outras.
As Salas do Empreendedor são resultado da parceria entre o SEBRAE e Prefeituras Municipais, que reúnem diversos serviços em único local para facilitar o dia a dia do cidadão empreendedor. Lá os empreendedores recebem orientação especializada sobre linhas de financiamento; tributações; cadastros de fornecedores; cursos de aperfeiçoamento profissional e gerencial; treinamentos sobre compras governamentais; informações sobre concessões de alvarás, licenças ambientais e sanitárias, dentre outros temas importantes.
Previsto no art. 241 da Constituição Federal e regulado pela Lei n° 11.107/05, o Consórcio Público é um instrumento de gestão que consiste na união entre dois ou mais entes da federação, sem fins lucrativos e de forma voluntária, com a finalidade de prestar serviços e desenvolver ações conjuntas que visem o interesse coletivo e benefícios públicos.