Boas Práticas das gestões municipais têm destaque no 7° Congresso Pernambucano de Municípios

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

10 cidades apresentaram seus projetos no palco do Teatro Guararapes

 

As boas iniciativas desenvolvidas em gestão pública podem e devem ser difundidas e replicadas. A partir desta premissa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) trouxe protagonismo, nesta quarta-feira (17), para as 10 melhores ações inscritas no Cadastro Permanente de Boas Práticas da Gestão Pública Municipal. A cerimônia de apresentação dos projetos foi realizada no palco do Teatro Guararapes, durante o 7º Congresso Pernambucano de Municípios.

O edital contendo as regras para as inscrições foi lançado em fevereiro, por meio do Projeto Desenvolve PE, que é uma parceria da Amupe com o Sebrae/PE. Foram recebidas um total de 104 boas práticas de 42 municípios diferentes, distribuídas em nove categorias: Planejamento e gestão; Direitos da Mulher; Educação, cultura, esporte e lazer; Desenvolvimento Rural Sustentável; Segurança Pública; Saúde; Assistência Social; Meio Ambiente; e Desenvolvimento Econômico.

Aline Ferreira, diretora de saúde do município de Brejo da Madre de Deus, cidade vencedora da categoria Saúde, falou sobre a importância do reconhecimento píblico. “Para nós é uma satisfação receber essa premiação no congresso da Amupe como boa prática de gestão.  Nosso projeto AME tem caráter inclusivo, envolve várias secretarias e vem transformando a vida de 347 famílias que possuem crianças e adolescentes com deficiência em nosso município. É gratificante ver nosso projeto apresentado como referência para outras cidades”, comemorou.

Em sua fala, o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, destacou a consolidação da cerimônia como um espaço para a troca de experiências exitosas entre os prefeitos pernambucanos. “Os destaques das Boas Práticas iniciaram na gestão de Patriota, (com o caderno de políticas para as mulheres) conduzidas por Judite Botafogo, foram intensificados por Márcia Conrado e, neste ano, seguimos fortalecendo. São 184 prefeitos em Pernambuco que têm, de fato, boas ideias. E por que não socializarmos, debatê-las e replicá-las com intuito de melhorar a vida dos cidadãos? A busca e a socialização de boas práticas é o futuro dos próximos congressos da Amupe,” enfatizou Marcelo. Em breve a Amupe divulgará a relação das iniciativas inscritas no Edital que farão parte da Cartilha de Boas Práticas da Associação.

 

Boas Práticas apresentadas no 7° Congresso Pernambucano de municípios

1 – Educação, Cultura, Esportes e Lazer Merenda Escolar e Agricultura Familiar: um diálogo que gera saúde, de Afogados da Ingazeira

2 – Direitos da Mulher: Centro de Especializado de Atendimento à Mulher Quitéria

Celestino Pontes, de Agrestina

3 – Desenvolvimento Econômico: Arte Gerando Renda, de Serra Talhada

4 – Desenvolvimento Rural Sustentável: O Campo Ainda Melhor para Viver e Trabalhar, de Caruaru

5 – Planejamento e Gestão: BI de monitoramento da educação orçamentária, de Gravatá

6 – Segurança Pública: Projeto Tecnologia na Defesa Social, de Ipojuca

7 – Assistência Social: Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, de Jaboatão dos Guararapes

8 – Meio Ambiente: Programa de Gerenciamento Municipal de Resíduos Sólidos e a

Inclusão Produtiva dos catadores de Materiais recicláveis, de Paudalho

9 – Desenvolvimento Econômico: Arte Gerando Renda, de Serra talhada

10 – Saúde: Implantação da atualização da caderneta de vacinação nas escolas Municipais e Estaduais, de Sirinhaém

 

Foto: Bruno Cavalcanti