Desenvolve PE entrevista a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo

Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on twitter

 

Nesta semana, o Projeto Desenvolve PE conversou com a prefeita de Lagoa do Carro, Judite Botafogo. Na entrevista, ela fala sobre o impacto provocado pela implementação da matéria educação empreendedora na grade da rede municipal de ensino e como isso tem contribuído para o desenvolvimento sociocultural dos cidadãos que vivem e trabalham no município da Mata Norte Pernambucana.

Formada em letras, especialista em ensino de língua portuguesa, Judite Botafogo já atuou como professora universitária e na rede estadual de ensino. Ela possui mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela UFPE. Foi três vezes eleita para o cargo de prefeita de Lagoa do Carro nos anos de 2009; 2016; e em 2020. Atualmente Judite também exerce a função de secretária da mulher da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Desenvolve PE – Sra. Prefeita, de que maneira e a partir de quando as instituições de ensino do município de Lagoa do Carro começaram a integraram a educação empreendedora no processo de   ensino/aprendizagem dos seus alunos?

JB - Sou professora de formação. No nosso governo a educação é o pilar central, é a mola propulsora para o desenvolvimento. Quando assumimos em 2017, nós começamos a pensar a situação econômica do município. Tudo partiu de um projeto de educação integrada ao desenvolvimento econômico, às práticas ambientais e a todos os vieses da educação.

Pensando no desenvolvimento econômico, o nosso primeiro passo foi: como fazer nossos alunos crescerem sendo criativos, produtivos, resolutivos e tomando iniciativas para que possam chegar no mercado de trabalho conscientes do que são capazes de fazer para evoluir? Isso nos provocou, pois somos uma cidade pobre, com pessoas que vêm do meio rural e com um grande número de jovens que deixaram de estudar para conseguir meios de sobrevivência. Então Nós começamos a entender que dar autonomia para essa juventude dá, na verdade, perspectiva de futuro. E um ponto distinto seria aprender a empreender. A Educação empreendedora no município de Lagoa do Carro foi integrada em nossa grade curricular no ano de 2017.

Desenvolve PE – Qual a relevância da parceria com o Sebrae/PE? na implementação desse projeto?

JB - Desde o início o Sebrae tem sido a mola propulsora dessa cultura de educação empreendedora. O Sebrae abriu as portas para nós em 2017, disponibilizou os livros que seriam utilizados pelos alunos e capacitou toda a nossa rede municipal de professores, ninguém ficou de fora. Do professor da creche ao dos anos finais, todos foram capacitados e, a partir daí, eles conseguiam replicar esse conhecimento em sala de aula.

Desenvolve PE – Quando foi criada a Lei da educação empreendedora no município?

JB - Em determinado momento percebemos que apenas aulas ou palestras não eram suficientes para amadurecer essa ideia. Foi daí que, em 2018, foi sancionada a Lei que oficializou a educação empreendedora dentro do nosso currículo escolar, tornando obrigatória a disciplina de empreendedorismo nas escolas do município.

 Desenvolve PE – Lagoa do Carro é uma cidade tradicionalmente conhecida pela tapeçaria, mas, a partir das ações de incentivo aos micros e pequenos empreendedores desenvolvidas pelo município, quais outras atividades econômicas têm se destacado?

JB - Em Lagoa do carro temos pessoas que todos os dias estão lutando e se reinventado para garantir a sua autonomia financeira. A partir das nossas ações, chegamos hoje a um número grande de empreendedores individuais que saíram da informalidade. Muito disso parte das mulheres, por isso nossa Secretaria Municipal das Mulheres é um aliado tão importante. Nosso artesanato era conhecido apenas pela tapeçaria, mas hoje temos também a cestaria; produção de bonecas de pano; crochê; tricô, a renascença...

A área da gastronomia também surgiu com mais um viés do desenvolvimento, a partir da fabricação de bolos, tortas e doces. Durante a pandemia, destacou-se ainda a produção de máscaras de tecido das nossas costureiras. Mas, de fato, a gastronomia tem tomado uma dimensão muito grande nos últimos anos e trazido destaque para o nosso município, inclusive nas grandes feiras como a Fenearte. Ficamos muito lisonjeados por ter motivado essas pessoas a aprenderem a empreender. De sorte que, hoje, em Lagoa do Carro empreendedorismo é a nossa marca.

 Em dezembro de 2018 a prefeitura de Lagoa do Carro foi destaque no 10° Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que reconhece prefeitos e administradores regionais que implantam projetos com resultados comprovados focados no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. Desde então, o município segue consolidado dentre as cidades como a melhor educação empreendedora do Estado.